Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de março de 2016

As Diversidades Religiosas no Brasil

     Nosso país possui atualmente uma vasta diversidade religiosa, e é caracterizado por seu sincretismo, que é a fusão de diferentes doutrinas religiosas, tornando o Brasil um Estado laico, ou seja, que possui uma posição neutra dentro da religião. Essa vasta diversidade se dá por conta da miscigenação de povos imigrantes que vieram para o Brasil.




Segundo dados do IBGE publicados em 2010 o Brasil se encontra com a seguinte divisão religiosa:

Dados de 2010 (Censo do IBGE)
-Católica Apostólica Romana: 64,6%
-Evangélicas: 22,2%
-Espírita: 2%
-Umbanda e Candomblé: 0,3%
-Outras religiosidades: 2,7%
-Sem religião: 8%
-Não sabe ou não se declarou: 0,1%

      Mas será mesmo que o Brasil apesar de promover a laicidade não enfrenta nenhum tipo de desrespeito religioso?  Segundo a legislação brasileira é estritamente proibido qualquer tipo de intolerância religiosa, dando o direito da escolha de qualquer religião ou crença a qualquer um. Mas infelizmente ainda podemos encontrar inúmeros casos de discriminação e em casos extremos até perseguições religiosas, onde as religiões agem como se fossem inimigas. Podemos citar como exemplo de vítimas de preconceito, cultos Afro-brasileiros, que são vistos como bruxarias por se assemelharem ao folclore, a Maçonaria, que possui cultos secretos é relacionada ao satanismo, e ainda os Evangélicos que são alvos de deboche por suas crenças. É importante ressaltar que intolerância religiosa é diferente de crítica religiosa, já que os direitos de criticar os dogmas de uma religião ou expressar suas ideias são válidos diante da constituição, mas para isso é necessário cuidado para que não haja desrespeito ao grupo religioso criticado. Contudo podemos concluir que o fato de o Brasil ser considerado um Estado Laico com total ausência de intolerâncias religiosas é um mito, mas que um dia pode se tornar realidade, mas para que isso se concretize, ainda resta uma longa caminhada pela frente.


Curiosidades:

Veja abaixo um pouco sobre algumas das religiões presentes em nosso país:

O Catolicismo Romano-
Desde o século XVI o catolicismo tem sido a principal religião no Brasil, e foi trazida pelos jesuítas que vinham de Portugal, com o intuito de atrair novos fiéis. Nos dias atuais o Brasil é considerado o país com o maior número de católicos com mais de 125 milhões de fiéis, totalizando 64% da população brasileira.

A Igreja Evangélica-
Os Evangélicos, também considerados protestantes, juntamente com outros segmentos religiosos, compõem a segunda principal religião do Brasil, com cerca de 22,2% da população brasileira e 42,3 milhões de fiéis pelo país, segundo o ultimo Censo do IBGE. O evangelicalismo é um movimento Cristão que teve seu inicio durante o século XVII e ganhou forças com o surgimento de outros segmentos como o Luteranismo, Calvinismo, etc.

O Espiritismo-
O espiritismo é uma doutrina filosófica que visa aprimorar e aperfeiçoar a moral humana através de ensinamentos de espíritos que se comunicam aqueles que ainda estão vivos. A religião representa o terceiro maior seguimento religioso do Brasil, com cerca de 2% da população  e mais de 3,8 milhões de Espiritas.

Umbanda e Candomblé-
A presença de ambas as religiões em nosso país se dá pela vinda de escravos ao Brasil, e a partir, além dessas, se originaram outras religiões com milhões de seguidores, principalmente entre a população negra e afrodescendente. O Candomblé e a Umbanda, por terem origens Africanas, infelizmente ainda são perseguidos e discriminados.
Atualmente as duas religiões constituem 0,3% da população brasileira, ficando atrás apenas da população Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário