Powered By Blogger

terça-feira, 1 de março de 2016

Diversidade Musical Brasileira

O Brasil é um dos países com mais diversidade musical, contendo em seus estilos: MPB, a bossa nova, o choro, o sertanejo, a marchinha, o brega, o baião, o samba, a jovem guarda, o frevo, o rock, o jazz, o reggae, o pop, o heavy metal, o funk, o pagode, o axé, o frevo, a musica nativista. Mesmo com tanta expansão de estilos musicais, muitas pessoas ainda preferem ouvir ritmos que são internacionais.




HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL E OS SEUS RESPECTIVOS ESTILOS

A música Brasileira sofreu muita influência da África, tendo suas culturas e estilos musicais muito presentes em várias regiões do Brasil com seus ritmos frenéticos e instrumentos rudimentares. Além da África, outros países europeus trouxeram o erudito, dança de salão, os saraus e musicas religiosas.
A mistura dessas culturas, formou esse país rico que temos.

      Com tantos gêneros assim, surgem misturas de culturas. O Sertanejo Universitário, vem das modas de viola e músicas caipiras, mas são recentes e modernas. O MPB deriva do Samba, com destaques como, Caetano Veloso, Gil, Chico Buarque, entre outros. O Choro surgiu no Rio, por volta de 1850, com o maior talento, Pixinguinha.

O Samba é considerado símbolo nacional pela sua importância. O samba nasceu da cultura Africana e foi ganhando forma com ajuda de outros estilos como, MPB, eletrônica, pagode e até o Pop. O Frevo é o destaque de Pernambuco, virando tradição.

O Rock começou nos anos 50, não com muita força, mas em 1970 se levantou com Raul Seixas e Rita Lee, na qual fazem sucesso até hoje pelo país. Com o passar dos anos, surgiu Lulu Santos, Paralamas, Titãs, entre outros mais novos. Do Rock se surgiu vários subgêneros para todos os gostos.
O funk é um estilo musical nascido nas periferias, mas que hoje tem fãs pelo mundo todo. É muito diferente do Funk original (Americano), mas deriva da música eletrônica. Hoje em dia é muito ouvido, e é considerado cultura nacional.


No fim dos anos 50 surge a Bossa Nova que não pode deixar de ser mencionada entre os ritmos brasileiros, inclusive por seu prestígio internacional. Bossa Nova foi o nome dado a um movimento musical lançado no Rio de Janeiro, por cantores e compositores de classe média. Suas características mais marcantes foram dadas por João Gilberto que integrava melodia, harmonia, ritmo e uma maneira mais intimista de cantar. Além de Gilberto, seus maiores expoentes são Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Hoje ela permanece renovada. Tendo se formado com a ajuda de nomes brasileiros e mundiais como Bebel Gilberto, Paula Morelenbaum, Bossa Cuca Nova, Cazuza, Rio Jobim, Vinícius Cantáura, Celso Fonseca, Erlon Chaves, entre muitos.


O Forró universitário é um gênero musical que surgiu nos estados brasileiros de São Paulo e Rio de Janeiro. É uma herança trazida do Nordeste, principalmente do Ceará e da cidade de Itaúnas no Espírito Santo. Foi inventada em São Paulo, onde se difundiu para o país.
Não importa qual estado do Brasil você for, sempre vai haver uma novidade de cultura, música e ritmos para se apaixonar cada vez mais por cada um.

3 comentários: